Lentes de Contato e Facetas

Lentes de Contato

As chamadas Lentes de Contato são peças feitas em porcelana, que podem ser confeccionadas em uma espessura ultrafina, de 0,2 mm a 0,4 mm, que são cimentadas na superfície externa do dente e que não requerem preparo dental, ou seja, não é necessário fazer desgaste do dente natural com brocas. É a maior evolução dos sistemas cerâmicos a nível mundial.

Depois de moldados os dentes e feito o ensaio com material provisório no qual o paciente visualiza e aprova o formato final que ficarão os dentes, serão confeccionadas essas lentes de contato em laboratório, e as mesmas serão cimentadas sobre os dentes, tornando-se um corpo único com cada um deles e restaurando sua forma, cor e tamanho.

Suas indicações são bem específicas: dentes conóides, fechamento de diastemas (espaços entre os dentes anteriores),  correção de imperfeições anatômicas, manchas leves ou leves alterações de cor, lascas, fraturas, aumento de dentes “muito curtos”, e até pequenas correções de posicionamento dental na arcada dentária.

É possível confeccionar a lente para um dente só ou vários, mas em geral isso é feito aos pares, pois fica mais fácil obter um bom resultado de cor e aparência, sem diferenças entre um dente homólogo e outro.

Contraindicação: pacientes com bruxismo (que rangem os dentes), que tenham hábitos parafuncionais como roer as unhas ou morder objetos (ex: pontas de caneta). Nesses casos, as facetas mais espessas são mais indicadas, porém associadas ao uso de placas miorelaxantes. A manutenção da lente de contato é feita no próprio consultório, nas consultas de rotina. (a cada seis meses no começo, depois esse intervalo passa para um ano)

A porcelana tem propriedades muito parecidas com as do esmalte dentário, como translucidez, opalescência, resistência mecânica, dureza, lisura, brilho e cor, além de possuir um grande potencial de adesão à estrutura dental, o que torna esse sistema restaurador o melhor do mercado na atualidade, pois proporciona ao paciente o máximo de estética e durabilidade.



Facetas Cerâmicas

Como as lentes de contato, as facetas cerâmicas também são peças feitas em porcelana que serão cimentadas sobre o dente, porém a grande diferença entre elas é que para serem confeccionadas as facetas de porcelana tradicionais se torna necessário o desgaste dental feito com brocas ou discos, pois necessitamos de uma espessura maior do que a das lentes para conseguirmos mudar a estética do dente. Mesmo sendo mais espessas, as facetas ainda assim são peças muito finas, pois muitas vezes este desgaste é mínimo, por exemplo 0,2 mm, dependendo da indicação e de como está o substrato dental, ou seja, como está esse dente que receberá a faceta quanto à sua cor, alinhamento na arcada dentária, formato, tamanho, presença de irregularidades. Quanto maiores forem as correções necessárias para restaurar a estética de um elemento dentário, maior será a espessura mínima necessária da faceta e portanto, maior deverá ser o desgaste da camada externa do dente.

As etapas clínicas e laboratoriais, bem como os materiais utilizados são basicamente os mesmos para as facetas e lentes de contato, sendo que a única etapa que não existe para as lentes, mas faz parte do protocolo das facetas, é a dos preparos dentários (desgastes).

Um belo sorriso reflete em autoestima, vitalidade e alegria!

Se você procura um sorriso harmônico, bonito e radiante, venha fazer reabilitação estética no Instituto HGS. Nossos especialistas em estética do sorriso e da face terão imensa satisfação em proporcioná-lo muitos risos e motivos para sorrir sempre, esbanjando BELEZA e, principalmente, SAÚDE!

Encontre-nos!

INSTITUTO HGS
Av. J.K. de Oliveira, 580 - Campo do Galvão
Conjuntos 12, 23 e 24
Guaratinguetá-SP 12505-300
(12) 3132-1964 | (12) 3126-1390
NO RIO DE JANEIRO
Clínica Telma Rocha
Avenida Epitácio Pessoa, 3724 - Lagoa 2° andar
Rio de Janeiro-RJ
(21) 2266-6610 | (21) 2286-1767
Instituto HGS 2018 - Todos os direitos reservados