A Ortodontia e o Sistema Auto-Ligado

Nas últimas décadas, a Ortodontia vem passando por um avanço tecnológico e científico muito intenso, muitas pesquisas e estudos resultaram no desenvolvimento de aparelhos de alta tecnologia e protocolos de tratamento muito mais compatíveis com a fisiologia do paciente, mais confortáveis, mais rápidos e com resultados funcionais e estéticos efetivamente melhores.

Esse avanço nos aparelhos se deu tanto nos braquetes quanto nos arcos e, principalmente, na forma de interação entre eles e na resposta biológica que eles passaram a desencadear no paciente ao longo do tratamento. Com isso, um novo sistema denominado Auto-ligado foi desenvolvido, e trouxe para o paciente e para o dentista inúmeros benefícios, suprindo deficiências do sistema convencional, aprimorando resultados, e mudando toda a filosofia e os conceitos sobre a forma de conduzir o tratamento, não pensando somente em movimentar os dentes, mas sim permitir que a própria musculatura do paciente interaja com o aparelho e determine a posição correta e fisiológica que os dentes ficarão, conferindo muito mais estabilidade ao tratamento após o seu término.

O sistema Auto-ligado recebeu este nome pois seus braquetes eliminaram a necessidade do uso de ligaduras elásticas, as famosas “borrachinhas”, para segurar o fio. Isso mudou completamente a interação entre braquete e arco (fio), pois as ligaduras elásticas geram um atrito muito grande entre eles, dificultando a movimentação dos dentes e obrigando o profissional a exercer muita força para desencadear cada movimento desejado. Sem as "borrachinhas", o atrito entre os componentes do aparelho diminuiu muito e assim o fio desliza pelos braquetes com muita facilidade, tornando as movimentações mais simples, rápidas, suaves e com muito menos força aplicada. Isso torna o tratamento muito mais confortável para o paciente, pois com forças leves e contínuas evita-se a famosa “dor após a ativação”.

Damon Smile

O sistema Damon é um sistema de aparelhos Auto-ligados Passivos, que foi desenvolvido pelo Dr. Dwight H. Damon, e hoje representa o que há de melhor dentro do universo dos Auto-ligados.

Os arcos desse sistema foram concebidos pela NASA e sua tecnologia permite que tenham memória e exerçam forças leves e contínuas durante todo o tempo. Além disso, esses fios são chamados Termoativados, pois são ativados com o calor da boca.

Dentre as grandes vantagens do Sistema Damon, podemos destacar:

  • Ideal para pessoas que buscam um tempo de tratamento menor (tempo total de tratamento 50% menor que o sistema convencional)
  • É mais confortável de usar, braquetes menores e mais arredondados, machucam menos os tecidos bucais
  • Menos dores, devido às forças leves
  • Exige menos visitas ao dentista (menos um terço das visitas, em média)
  • Permite tratar a maior parte dos casos sem extração dentária (80% dos casos)
  • Raramente exige o uso de expansores do palato
  • Diminui a placa bacteriana em volta dos braquetes
  • Obtenção de um sorriso amplo, natural, com maior exposição dos dentes, harmonizando com a face e com o máximo da estética.




    Efeito "Bracelift" - A nova arma antienvelhecimento facial

    O terço inferior da face está totalmente relacionado à Odontologia, por englobar dentes, tecidos moles e ossos.
    A estética facial hoje nos pede lábios volumosos, sorrisos amplos e luminosos, e por isso os tratamentos ortodônticos modernos estão focados em obter mais do que dentes alinhados: é preciso obter um sorriso marcante, que ofereça suficiente suporte aos lábios e uma face com aspecto jovem e harmônica.
    Com o avançar dos anos a perda de tonicidade leva ao aparecimento dos sinais de envelhecimento (rugas, marcas de expressão acentuadas) e se os dentes estão mal posicionados e a arcada dentária está atrésica (mal-desenvolvida), favorecem um perfil precocemente envelhecido, em que os tecidos da região inferior da face parecem estar “murchos”, fazendo as pessoas aparentarem ser mais velhas do que realmente são.
    Através do reposicionamento dos dentes, da correção da relação dente-lábio e da expansão fisiológica transversal das arcadas temos como efeito secundário o preenchimento ou levantamento da face, atenuando as linhas de expressão na região e coibindo o envelhecimento facial. O tratamento ortodôntico contribui para esse preenchimento das bochechas e elevação de seus contornos, beneficiando também os lábios com um aumento de volume e compensando a perda de tônus muscular natural através de uma remodelação nas bases ósseas que suportam os músculos e a pele. Esse tratamento é denominado Bracelift (lift facial promovido pelo tratamento ortodôntico) e é o que há de mais moderno no gênero.



    Gostou? Quer ser tratado com o que há de melhor e mais atual na Ortodontia?
    Agende sua consulta!

  • Encontre-nos!

    INSTITUTO HGS
    Av. J.K. de Oliveira, 580 - Campo do Galvão
    Conjuntos 12, 23 e 24
    Guaratinguetá-SP 12505-300
    (12) 3132-1964 | (12) 3126-1390
    NO RIO DE JANEIRO
    Clínica Telma Rocha
    Avenida Epitácio Pessoa, 3724 - Lagoa 2° andar
    Rio de Janeiro-RJ
    (21) 2266-6610 | (21) 2286-1767
    Instituto HGS 2018 - Todos os direitos reservados