Ortopedia Facial

A ortopedia facial é responsável pelo diagnóstico de todas as alterações que envolvem o aparelho mastigador da criança em desenvolvimento, e também pelo tratamento dessas alterações, apoiando-se em todo o seu arsenal técnico e científico, bem como em seu referencial de saúde, buscando uma normalização das funções naturais (respiração, mastigação, deglutição, fonação, dentre outras) que podem alterar o curso do desenvolvimento infantil, caso estejam sendo desenvolvidas patologicamente. Portanto, podemos concluir que o objetivo maior da Ortopedia Facial, como uma especialidade da Odontologia é, primordialmente, promover condições ótimas para que se alcance um crescimento e um desenvolvimento maxilo-mandibular o mais próximo do fisiológico possível.

O tratamento ortopédico funcional visa corrigir os desvios da função fisiológica bem como as disfunções (“funções erradas”) desde os primeiros anos de vida, pois se não há a intervenção adequada, essas podem vir a se eternizar, deformando o crescimento e o desenvolvimento craniofacial desde a infância até a idade adulta, podendo comprometer suas principais funções fisiológicas, como respiração, mastigação, deglutição, fonação, o que poderá tornar o indivíduo mais susceptível a desenvolver vários quadros patológicos, como rinites, bronquites, faringites de repetição, problemas gastrointestinais, emocionais e muitos outros, ao longo de toda a sua vida.

Esta especialidade, dentro do cenário ortodôntico atual, vem crescendo e se aprimorando no Brasil há cerca de 60 anos, possuindo hoje inúmeros recursos técnicos, comparáveis aos países de primeiro mundo (McNamara 1996 Michigan).  Para cada tipo de alteração temos um aparelho funcional adequado, que vai trabalhar nas estruturas envolvidas e promover a correta relação entre elas.

Quando corretamente indicados, esses aparelhos são muito eficientes em tratamentos de adultos também, que mesmo apresentando respostas um pouco mais lentas e dentro de um certo limite, podem alcançar resultados fantásticos!

Vamos promover saúde juntos! Trabalhar com prevenção é o nosso maior objetivo! Agende uma consulta e traga seu filho. Os ortopedistas da equipe HGS terão imensa satisfação em acompanhá-lo e aprimorar o seu crescimento e desenvolvimento com saúde e equilíbrio funcional.

Encontre-nos!

INSTITUTO HGS
Av. J.K. de Oliveira, 580 - Campo do Galvão
Conjuntos 12, 23 e 24
Guaratinguetá-SP 12505-300
(12) 3132-1964 | (12) 3126-1390
NO RIO DE JANEIRO
Clínica Telma Rocha
Avenida Epitácio Pessoa, 3724 - Lagoa 2° andar
Rio de Janeiro-RJ
(21) 2266-6610 | (21) 2286-1767
Instituto HGS 2018 - Todos os direitos reservados